Voltar ao topo
Programa de Educação em Seguros

As agendas ASG alinham os anseios da sociedade às práticas de empresas, governos e mercados

Leia esta e outras notícias no Boletim CNseg Sustentabilidade em Seguros

17 de Dezembro de 2020 - Sustentabilidade

 

BolSustSegInt.jpg

 

 

Este é o boletim informativo semanal sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

Confira também a Conjuntura CNseg nº 34, uma análise mensal do estado dos segmentos de Seguros com o objetivo de examinar aspectos econômicos, políticos e sociais que podem exercer influência sobre o Mercado Segurador brasileiro.

Boa leitura!

1. Bancos atualizam autorregulação sobre boas práticas socioambientais - O Conselho de Autorregulação da FEBRABAN aprovou a revisão dos compromissos de autorregulação voltadas à gestão dos riscos socioambientais nas instituições financeiras. A atualização incorporou temas ASG relevantes para a atuação dos bancos, a partir da evolução da agenda de sustentabilidade  Um dos destaques é o novo requisito para gerenciamento e reporte dos riscos e oportunidades das mudanças climáticas nos negócios das instituições, em linha com as recomendações da TCFD (Febraban).

2. Como construir laços entre sustentabilidade e negócios dentro da mobilidade - “Não há uma fórmula definida para fazer isso acontecer, mas temos muitas possibilidades de contribuir para esse cenário e seguirmos, juntos, nesse propósito.” Por Rivaldo Leite, Vice-presidente comercial e de marketing da Porto Seguro. (Estadão).

3. Apesar das incertezas, 2021 pode ser bom para emergentes bem posicionados - Cresce no mercado um consenso de que pode ser um ano favorável para países emergentes movido pela maior demanda poe Commodities e taxas de juros baixas nas economias centrais (CNseg).

4. Desastres naturais e acidentes custaram US$ 187 bi em 2020, diz Swiss Re - A parte das despesas suportadas pelas seguradoras foi de 83 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 32% em comparação com o ano anterior (Exame Invest).

5. Allianz: insolvências, riscos cibernéticos e análises ESG agravam riscos para executivos em 2021 - O aumento da exposição à insolvência, as crescentes ameaças à segurança cibernética e a atividade persistente de ações de classe estão entre os principais riscos pelos quais os D&Os das empresas poderiam ser responsabilizados. Em 2021, as companhias também precisam estar atentas contra o “litígio por evento” que pode ser causado por diferentes estímulos, tais como inações relativas à diversidade, mau desempenho em sustentabilidade ou por subestimar ou deturpar os riscos relacionados à Covid-19. (Sonho Seguro).

6. BlackRock vai pressionar empresas por mais diversidade racial em 2021 - As empresas estão sob pressão crescente de investidores e defensores para lidar com a diversidade. A BlackRock Inc., a maior administradora de ativos do mundo, planeja no próximo ano pressionar as empresas por uma maior diversidade étnica e de gênero para seus conselhos e força de trabalho, e diz que votará contra os diretores que não agirem. (Notícia disponível apenas em inglês - Bloomberg).

7. Zurich Foundation firma parceria com Instituto Techmail para capacitar jovens em estado de vulnerabilidade - O Zurich Insurance Group, através da Z Zurich Foundation, destina R$ 2 milhões ao projeto inclusivo Talents for the Future que, durante 3 anos auxiliará adolescentes de 16 a 18 anos a ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa priorizará a formação profissional de mulheres, afrodescendentes, pessoas trans, deficientes e refugiados (Segs).

8. B3 pode incluir ESG em uma reforma das regras do Novo Mercado - Além de exigir melhor desempenho em governança, a bolsa deve incorporar a agenda ESG para a admissão de empresas no Novo Mercado (Exame).

9. CNseg avalia positivamente desempenho do setor de seguros em 2020 - Em 2020, o setor vem sendo impactado não apenas pela pandemia, mas também pela taxa de juros, muito baixa – que afeta a rentabilidade do setor – pela redução da massa salarial e pela volatilidade de ativos, que influencia a rentabilidade dos planos de acumulação e capitalização, além das provisões técnicas das seguradoras em geral (CNseg).

10. Bancos de países em desenvolvimento estão atrasados em ESG, diz Fitch - Segundo uma das maiores agências de análise de risco do mundo, bancos da América do Norte e da Europa têm liderado a adoção do ESG no setor (Exame).

11. As agendas ASG alinham os anseios da sociedade às práticas de empresas, governos e mercados - Melhoras das variáveis ASG estão associadas a maiores rentabilidades das carteiras (Valor Invest).

12. Reino Unido dá largada para padronização de fundos ESG — com sotaque português - O português Rodrigo Tavares foi escolhido para liderar o processo, que levará um ano e servirá de base para uma padronização ISO de fundos (Capital Reset).

13. A diversidade traz vantagem competitiva, diz relatório de EXAME Research - Várias empresas já perceberam que trabalhar para aumentar a diversidade e a inclusão não é apenas o certo a ser feito. É também bom para o negócio (Exame).

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS